Centro de Estudos e Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

O uso das PICS tem crescido de forma global, mesmo em países desenvolvidos onde a medicina convencional ou alopática tem se estabelecido nos sistemas de saúde, como os Estados Unidos e muitos países europeus. Os dois sistemas de cuidado, a Medicina Tradicional e Complementar e a medicina ocidental, não precisam se confrontar. Esses sistemas podem se completar em uma harmonia benéfica, usando os melhores recursos que cada um oferece.

Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Dia Mundial da Saúde 2019

Saúde universal é garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer tipo de discriminação e sem sofrerem dificuldades financeiras. Abrange toda a gama de serviços de saúde, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos.

A saúde universal não é apenas garantir que todos estejam contemplados, mas que todos tenham acesso aos cuidados quando precisam, onde quer que estejam.

Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

Todos os anos, o Ministério da Saúde destaca o dia 20/02 como o dia nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Web Palestra Ansiedade e Depressão: O que você deve saber?

No dia 10 de outubro de 2019, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental, a Profª Drª Marluce Mechelli de Siqueira irá debater na webpalestra o tema: "Ansiedade e Depressão: o que você deve saber?", no Telessaúde ES às 15 horas.

Será abordado o conceito e classificação de ansiedade e depressão; Sinais e sintomas; Como ajudar - a curto, médio e longo prazo e; os impactos individuais e coletivos.

A WebPalestra acontecerá no link abaixo:

XVIII Ciclo de Debates: Drogas, e eu com isso?

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) realizará o XVIII Ciclo de Debates: Drogas, e eu com isso? com o tema “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), na promoção da Saúde Mental“.

O evento acontecerá no Auditório Rosa Mª Costa Rego Paranhos (pavilhão de aulas) localizado no campus de Maruípeno no dia 19 de Outubro de 2018 a partir das 08:00 horas.

29 de Agosto de 2018 - Dia Mundial Sem Tabaco

O tabaco é responsável por cerca de seis milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.