Centro de Estudos e Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Mundial contra o Abuso e Tráfico ilícito de Drogas

Dia 26 de junho é o Dia Mundial contra o Abuso e Tráfico ilícito de Drogas.

A cada ano a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca um novo tema para combater o uso e tráfico de drogas. E, o tema de 2016 é: "Ouve primeiro", em que se destaca a necessidade em ouvir crianças e jovens que são indivíuos vulneráveis em relação às drogas. E assim, estimular a prevenção através dos pais e educadores.

Ciclo de Debates: Drogas, e eu com isso?

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da Ufes realizou no dia 24 de junho de 2016, o XVI Ciclo de Debates: Drogas, e eu com isso? com o tema “Atitudes frente as Drogas e Direitos Humanos”.

Esse ano o ciclo trouxe uma discussão sofre as interfaces entre Direitos Humanos, Atitudes e Drogas, um importante tema que se encontra em evidência em diferentes cenários da sociedade.

E, também, a participação dos músicos da roda de choro da FAMES e a apresentação de Tai Chi Chuan ao final do evento.

18 de maio - Dia da Luta Antimanicomial

27 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro), foi criado com intuito de promover a conscientização da população sobre a temática.

Web Palestra Ansiedade e Depressão: O que você deve saber?

No dia 10 de outubro de 2019, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental, a Profª Drª Marluce Mechelli de Siqueira irá debater na webpalestra o tema: "Ansiedade e Depressão: o que você deve saber?", no Telessaúde ES às 15 horas.

Será abordado o conceito e classificação de ansiedade e depressão; Sinais e sintomas; Como ajudar - a curto, médio e longo prazo e; os impactos individuais e coletivos.

A WebPalestra acontecerá no link abaixo:

XVIII Ciclo de Debates: Drogas, e eu com isso?

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) realizará o XVIII Ciclo de Debates: Drogas, e eu com isso? com o tema “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), na promoção da Saúde Mental“.

O evento acontecerá no Auditório Rosa Mª Costa Rego Paranhos (pavilhão de aulas) localizado no campus de Maruípeno no dia 19 de Outubro de 2018 a partir das 08:00 horas.

29 de Agosto de 2018 - Dia Mundial Sem Tabaco

O tabaco é responsável por cerca de seis milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano.

Dia D contra o Abuso de drogas

FAÇA A MELHOR ESCOLHA PARA A SUA VIDA: NÃO FUME!

Você precisa saber que o tabagismo é uma doença (dependência química) e que, por isso, você pode apresentar sintomas desagradáveis quando ficar sem fumar por algum tempo. Se você quer tentar parar de fumar sozinho, vamos passar algumas orientações que podem ajudá-lo. Comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial, e para aumentar suas chances de sucesso, não tenha cigarros por perto. Programe algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.