Centro de Estudos e Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas

DIA MUNDIAL SEM TABACO – 31 DE MAIO

O Dia Mundial Sem Tabaco é uma data que tem como objetivo fazer refletir sobre os perigos do uso do tabaco, propor estratégias para alertar a população acerca dos riscos do seu consumo e contribuir para o controle do tabagismo no mundo. Neste ano de 2014, traz como tema: “O Tabagismo faz você perder o melhor da vida: o futuro. Apague esse vício antes que ele apague você!”.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência de nicotina e é também a principal causa de mortes evitáveis, chegando a uma estimativa de seis milhões de óbitos no mundo ao ano, especialmente por doença cardiovascular aterosclerótica, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Diante dos problemas causados pelo tabagismo, a Assembléia da Organização Mundial da Saúde (OMS), aprovou, em 1988, a resolução conhecida como WHA 42.19. Esta determinou o dia 31 de maio como data alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, a fim de expor diante da sociedade o tabagismo, como problema de saúde pública.

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD), tendo como um dos objetivos se ocupar dos diversos aspectos relacionados ao abuso e dependência de drogas e à prevenção e tratamentos destas condições patológicas, apoia e fortalece a campanha do Dia Mundial sem Tabaco, promovendo no dia 30/05, no campus universitário de Maruípe, ações educativas de prevenção ao tabagismo.

Contato:

• Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD)

Avenida Marechal Campos, nº 1468, Bairro Maruípe, CEP 29.040-090.

Telefone: 3335 – 7492.

Website: www.cepad.ufes.br

E-mail: cepad [at] ccs.ufes.br

Curta no facebook: facebook.com/cepadufes

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.