Consumo excessivo de bebida alcoólica mata mais rápido do que o fumo

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha.

O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral. As informações são do jornal Daily Mail.

A equipa, liderada por Ulrich John, estudou dados abrangendo 14 anos em relação a 149 adultos com problemas de alcoolismo.

Eles descobriram que a taxa de mortalidade entre mulheres dependentes de álcool foi 4,6 vezes maior que a média. A taxa de mortalidade para os homens com problemas de álcool foi quase o dobro do nível para homens que não eram viciados.

A equipa sugere que o estudo é inovador porque analisa o impacto da dependência do álcool por um longo período. Pesquisas anteriores já tinham destacado os perigos do consumo excessivo de álcool, mas os resultados foram em grande parte com base em ensaios clínicos.

"Primeiro, descobrimos que as taxas de mortalidade anuais foram de 4,6 vezes maiores para as mulheres e 1,9 vezes maiores para o sexo masculino em relação à população em geral. Em segundo lugar, verificamos que a idade média de morte era de 60 anos para as mulheres e 58 para homens, cerca de 20 anos a menos que a média da população geral", afirma John.

De acordo com John, os resultados parecem mostrar claramente que o álcool pode causar morte prematura com mais frequência do que o fumo.

"Casos de morte relacionados ao tabagismo são mais devidos a cancros que ocorrem mais tarde na vida. Além disso, a bebida também pode contribuir para outros comportamentos de risco, como tabagismo, excesso de peso e obesidade. O álcool é um produto perigoso e deve ser consumido apenas dentro das directrizes", conclui o investigador.

Fonte: RCM Pharma – 22.10.2012