Uma taça de vinho por dia pode desencadear câncer de mama
Estima-se que em um ano o consumo de álcool causou 5.000 mortes pela doença.
Apenas um copo de vinho por dia pode desencadear o câncer de mama e outros tumores, sugerem os cientistas.
Uma equipe internacional comparou os efeitos entre aqueles que consumiram até um copo de bebida alcóolica por dia com os “não-bebedores” em termos de riscos relativos para uma série de tipos de câncer.
Os pesquisadores concluíram que houve aumentos detectáveis de casos de câncer envolvendo a boca, garganta, esôfago e de mama, segundo o site Daily Mail.
A equipe da Universidade de Milão e de outros centros nos EUA, Canadá, Irã, França e Suécia estimam que em apenas um ano, o consumo de álcool causou 24 mil mortes por câncer de esôfago, 5.000 de câncer de boca e de mama em todo o mundo.
A última pesquisa que reúne dados de uma série de estudos anteriores, envolvendo mais de 150 mil pessoas, foi realizada porque a maioria dos estudos observacionais tem mostrado que a ingestão de álcool, aumenta o número de cânceres no trato digestivo superior. Mesmo o consumo moderado está associado a um ligeiro aumento do risco do câncer de mama.
Desconfiança
No entanto, o Fórum Científico Internacional de Pesquisa em Álcool, que analisou os resultados, disse que estava preocupado com uma série de aspectos do estudo.
Por exemplo, o fato de os investigadores incluírem aqueles que bebiam com aqueles que nunca beberam no grupo de referência — pois não tinham dados sobre a duração do consumo de álcool em níveis diferentes.
Além disso, os pesquisadores não ajustaram suas estimativas para outros hábitos de vida, como por exemplo, fumar. Tais fatores tendem a enfraquecer as implicações dos resultados.
O que eles somente apresentaram foram apenas os efeitos sobre o câncer, sem comentar sobre os efeitos gerais da saúde quando há ingestão da bebida alcóolica — como a redução acentuada de doenças cardiovasculares.
No entanto, o fórum considera que as análises podem ser úteis na compreensão das associações entre álcool e câncer.
Fonte: R7 - 20/9/2012