Redução de danos: evidências, impactos e desafios
The European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência é o ponto de referência sobre a informação sobre as drogas e a toxicodependência na Europa.
Sua revista digital disponibiliza publicações atualizadas sobre a política européia sobre drogas. A 10ª edição "Harm reduction: evidence, impacts and challenges" (Redução de danos: evidências, impactos e desafios) é dedicada a análise da Política de Redução de Danos europeia.
Destacamos para leitura o capítulo "The diffusion of harm reduction in Europe and beyond" o qual coloca a Europa como grande difusora da estratégia de redução de danos no cenário internacional.
Outra leitura indispensável é "Harm reduction among injecting drug users — evidence of effectiveness" que sintetiza e avalia as evidências diretas disponíveis sobre o impacto das estratégias de: distribuição de seringas, substituição de opioides e salas ou quartos para uso controlado de drogas.
O estudo traz evidências sobre a eficiência na redução da infecção por Hepatite C, Aids e overdose. Embora não exista informações suficientes sobre a efetividade das salas de consumo controlado.
O artigo "Alcohol harm reduction in Europe" expõem os métodos de redução de danos que envolvem o abuso das bebidas alcoólicas. Os autores destacam que as práticas que visam minimizar os prejuízos, são empregados há muitos anos e envolvem controle estatal da produção, regulação de bebidas com alto teor alcoólico, proibição de facas, armas e objetos cortante em bares e a restrição a condução de veículos por pessoas alcoolizadas.