27 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro), foi criado com intuito de promover a conscientização da população sobre a temática.

No ano passado o Instituto Nacional de Câncer criou o Atlas On-line de Mortalidade onde disponibiliza dados da mortalidade causada pelo câncer desde 1979 até 2013. Sabe-se que o câncer, hoje, é uma das principais causa de morte no mundo e que possui relação direta com questões genéticas além de ser influenciado pelos hábitos de vida inadequados, como alimentação desiquilibrada, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, tabagismo, uso de outros tipos de drogas, entre outros.

Segundo o INCA, 90% dos cânceres de pulmão são causados pelo uso de tabaco. E o álcool é responsável por 2 - 4% (48.000-96.000) das mortes por câncer.

Devido ao crescente número de alguns cânceres, é importante a realização de alguns exames rotineiros:

·         Câncer de Mama : Autoexame das mamas; Exame clínico das mamas; Mamografia.

·         Câncer de Próstata: Exame do toque retal ( para homens acima de 40 anos)

·         Câncer de Cólon de Útero: Preventivo.

E sempre é bom lembrar, que prevenção é a melhor escolha!!!

·         Não fume

·         Adquira hábitos alimentares saudáveis

·         Pratique alguma atividade física

·         Abstenha-se ou limite a ingesta de álcool