O custo de um fumante

Um funcionário fumante custa US$ 5.816 a mais por ano para uma empresa americana do que um não fumante, mostra análise de dados coletados de estudos prévios sobre o hábito e publicado no periódico científico “Tobacco Control”. Segundo as estimativas dos pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, a maior parte do gasto extra, US$ 3.077, advém de interrupções no trabalho para fumar. De acordo com eles, em média os fumantes fazem cinco intervalos por dia, contra três dos não fumantes.

Já outra grande fatia do custo adicional dos funcionários fumantes, US$ 2.056, vem de gastos maiores com sua saúde. Os fumantes normalmente sofrem com mais problemas de saúde, como doenças no coração e pulmões e câncer. O restante do custo extra dos fumantes é dividido entre um maior absenteísmo – de acordo com a pesquisa, eles faltam em média 2,5 mais dias de trabalho por ano do que os não fumantes – e perdas de produtividade, que os pesquisadores acreditam ser resultado de sintomas de abstinência de nicotina.

- Certamente encorajamos as empresas a adotarem programas para que os fumantes larguem o cigarro. Pelo menos nas grandes companhias, isso deve economizar dinheiro para elas com o tempo – disse Micah Berman, professor de Saúde Pública e Direito da Universidade estadual de Ohio e principal autor da análise. - Nós como um país, uma comunidade, precisamos fazer mais esforços para lidar com o fumo sistematicamente, não só para que os fumantes parem de fumar mas também na prevenção.

Fonte: O Globo 07/08/2013