Centro de Estudos e Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas

Global status report on alcohol and health 2014

O Relatório Mundial sobre álcool e saúde 2014 apresenta uma perspectiva abrangente sobre o consumo global, regional e nacional de álcool, os padrões de beber, consequências para a saúde e as respostas políticas dos Estados-Membros. Ele representa um esforço contínuo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para apoiar os Estados-Membros na recolha de informação, a fim de auxiliá-los em seus esforços para reduzir o uso nocivo do álcool, da sua saúde e consequências sociais. O relatório foi lançado em Genebra na segunda-feira 12 de maio de 2014, durante a segunda reunião da rede global de parceiros nacionais da OMS para a implementação da estratégia global para reduzir o uso nocivo do álcool.

No mundo todo, 3,3 milhões de mortes em 2012 foram devido ao uso nocivo do álcool, diz o novo relatório lançado pela OMS. O consumo de álcool não só pode levar à dependência, mas também aumenta o risco de desenvolver mais de 200 doenças, incluindo cirrose hepática e alguns tipos de câncer das pessoas. Além disso, o consumo nocivo pode levar à violência e lesões.

O relatório também constata que o uso nocivo do álcool torna as pessoas mais suscetíveis a doenças infecciosas, como a tuberculose e a pneumonia.

O "Relatório Mundial sobre álcool e saúde 2014" fornece perfis de países para o consumo de álcool no 194 Estados Membros da OMS, o impacto sobre as respostas de saúde pública e de políticas.

"Mais precisa ser feito para proteger as populações contra as consequências negativas para a saúde do consumo de álcool", diz o Dr. Oleg Chestnov, OMS Diretor-Geral Adjunto de Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental. "O relatório mostra claramente que não há espaço para complacência quando se trata de reduzir o uso nocivo do álcool”.

Alguns países já estão reforçando as medidas para proteger as pessoas. Estes incluem o aumento dos impostos sobre o álcool, o que limita a disponibilidade de álcool, elevando o limite de idade, e que regulamenta a comercialização de bebidas alcoólicas.

O relatório também destaca a necessidade de ação por parte dos países, incluindo:

Liderança nacional para desenvolver políticas para reduzir o uso nocivo do álcool (66 Estados-Membros da OMS tinha escrito políticas nacionais de álcool em 2012);

Atividades nacionais de sensibilização (quase 140 países relataram pelo menos uma dessas atividades nos últimos três anos);

Serviços de saúde para oferecer serviços de prevenção e tratamento, em particular o aumento da prevenção, tratamento e cuidados para os pacientes e suas famílias, e as iniciativas de apoio para a TIB.

Além disso, o relatório mostra a necessidade de comunidades de estar envolvido na redução do uso nocivo do álcool.

Em média cada pessoa no mundo com 15 anos ou mais, bebem em média, 6,2 litros de álcool puro por ano. Mas, como menos da metade da população (38,3%), na verdade, bebe álcool, isto significa que aqueles que bebem consomem, em média, 17 litros de álcool puro por ano.

O relatório também aponta para o fato de que um maior percentual de mortes entre os homens do que entre as mulheres são de causas relacionadas com o álcool - 7,6% das mortes dos homens e 4% das mortes de mulheres. Além disso, os autores observam que há preocupação com o aumento constante no uso de álcool entre as mulheres.

Globalmente, a Europa é a região com o maior consumo de álcool per capita, com alguns de seus países com as taxas de consumo particularmente elevados. A análise de tendência mostra que o nível de consumo é estável ao longo dos últimos 5 anos na região, bem como na África e nas Américas, apesar dos aumentos têm sido relatados no Sudeste da Ásia e regiões do Pacífico Ocidental.

Através de uma rede global, a OMS apoia os países no seu desenvolvimento e implementação de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool. A necessidade de ação intensificada foi aprovada na reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas marco de 2011, que identificou o álcool como um dos quatro fatores de risco comuns a contribuir para as doenças não transmissíveis epidêmicas.

Acesse o Global status report on alcohol and health 2014

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.